terça-feira, julho 19, 2011

O Vestido

 Você entregaria o amor da sua vida aos braços de outra mulher se isto o fizesse feliz?


O Caso do Vestido, um dos poemas mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade com seus 150 versos e 75 estrofes, foi base para o livro "O Vestido" de Carlos Herculano Lopes; que conta uma história de amor e sofrimento de uma mulher que faz tudo para ver feliz seu amado.


O livro é uma narrativa da própria mulher, Angela, contando a história de sua vida para suas duas filhas, de como aos poucos seu marido Ulisses se apaixonou pela sensual Barbára, moça bonita vinda de longe, encomendada para tirar seu marido; a culpa que carrega por saber o que estava prestes a acontecer (ou talvez já acontecia?) e a humilhação que passou quando Ulisses beija Bárbara na festa de Reveillon e mais tarde quando a moça diz que só se deita com Ulisses se Angela for até ela implorar por isto. Você faria isto?


Este não é apenas um romance, além de ser uma história de um grande poeta brasileiro, é uma reflexão para os apaixonados!




Trecho do poema:


"Nossa mãe, o que é aquele
vestido, naquele prego?

Minhas filhas, é o vestido
de uma dona que passou. 

Passou quando, nossa mãe?
Era nossa conhecida? 

Minhas filhas, boca presa.
Vosso pai evém chegando. 

Nossa mãe, esse vestido
tanta renda, esse segredo! 

Minhas filhas, escutai
palavras de minha boca. 

Era uma dona de longe,
vosso pai enamorou-se. 

E ficou tão transtornado,
se perdeu tanto de nós, 

e afastou de toda vida,
se fechou, se devorou."



O Romance também virou filme, dirigido por Paulo Thiago e com grandes atores brasileiros como Ana Beatriz NogueiraLeonardo Vieira, Gabriela Duarte, Stela Freitas, Othon Bastos, Ana Lúcia ,Daniel Dantas,Paulo JoséRenato Borghi.








Por: Ana Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário